content long 21-August-2019 11:24:35

Winners - Portugal

10 - 12 years old - Movie of Saturn's moon, Tethys, passing behind Rhea

Author:

Guilherme Valente

As luas Rhea e Tétis são bastantes misteriosas pois têm marcas desconhecidas, a sua constituição também é misteriosa pois no interior têm água e poderá haver vida. O processo de ocultação (quando um objeto com uma estrela ou uma lua se coloca à frente de outro objeto e o tapa da nossa vista) destas duas luas irá ajudar a descobrir a sua órbita e poder-se-á conhecer melhor estas duas luas. Rhea é misteriosa pois, segundo várias medições, pensa-se que o seu núcleo é rochoso mas, seguindo outros dados, pensa-se que toda ela é constituída por rocha. Tétis ainda é mais misteriosa e tem muito que descobrir. É constituída essencialmente por água gelada. Se Tétis tem água muito provavelmente tem vida porque a vida na Terra nasceu na água do mar. Se for descoberta vida nesta lua, o planeta Terra deixa de ser o único local onde há vida no Sistema Solar pois até hoje ainda não se descobriu vida sem ser nosso planeta. Como também é constituída por gelo esta lua é um dos objetos mais brancos e brilhantes do Sistema Solar. Recentemente foram descobertas marcas vermelhas denominadas de “arranhões de tigre”, estas marcas não coincidem com nenhuma das características da superfície da lua e a sua origem é atualmente um mistério. Também se consegue descobrir o seu passado e se teve vida através da sua constituição porque pode haver restos de seres vivos nos materiais que constituem a lua. Atualmente os cientistas pensam o contrário, uns pensam que seja gelo exposto com impurezas químicas e outros pensam que talvez seja a libertação de gases desta lua mas eu acredito que possa ser outra coisa e que ainda há muito que descobrir! Os mistérios são para ser descobertos e se eu fosse um cientista e trabalhasse para a NASA ou para a ESA, eu passaria todos os dias a estudar estas luas e, se fosse preciso, viajava até ao espaço só para estudá-las porque têm muito a descobrir, através das marcas e da água. De certeza que se descobrirá imenso sobre estas duas luas e que os resultados vão ser os melhores e extremamente interessantes.

Last Update: 20 May 2016