content long 24-October-2017 09:49:49

Winners Portugal

13-15 years old: The lakes of Titan

Authors: Alexandre Miguel Bento, José Florêncio, Tiago Miguel Ricardo

Muito pouco se sabe acerca de Titã e dos seus lagos. A sonda Cassini encontra-se em orbita perto desta lua, aumentando as probabilidades de virmos a descobrir nova informação acerca dos seus lagos. Várias perguntas surgem acerca de titã e dos seus lagos de metano, permitindo-nos aplicar os nossos conhecimentos adquiridos acerca dos conteúdos lecionados nas aulas de Físico-Química. Uma das perguntas é como se pode aplicar a Lei de Arquimedes nos lagos de Titã? Aprofundando essa questão iremos descobrir a força de impulsão nos lagos do metano de Titã, podendo comparar os valores dessa mesma impulsão com os valores do mesmo fluido na Terra. Com esses valores será possível saber também a densidade dos lagos de metano e a força gravítica de Titã? Na Terra, a vida é ”premiada” com o Ciclo da Água. Nesta lua, será possível que também ocorra com o ciclo do metano? Em caso afirmativo, também várias questões se colocam, como, se existirá precipitação, evaporação, condensação (nuvens de metano), solidificação e outros fenómenos atmosféricos? Com todos estes dados, é também possível saber qual a composição dos lagos de metano e o seu pH? Podendo afirmar ou não os tipos de vida que poderão existir, algumas caraterísticas morfológicas dos seres vivos, etc… De uma coisa temos a certeza, Titã tem muito para dar!